GLUTÃO CULTURAL OU ANOREXICO CULTURAL?

postado em: Blogs | 1

 

 

1

 

GLUTÃO CULTURAL OU ANOREXICO CULTURAL?/

 

O texto a seguir é um resumo do assunto tratado no livro “cinema e fé cristã”, da editora ultimato, excelente livro por sinal.

É importante ressaltar que ninguém conta uma história apenas por diversão ou entretenimento, toda história tem o propósito de passar uma visão de vida, ainda que muitos digam que seja apenas entretenimento e diversão. Quem se dá ao trabalho de contar uma história quer transmitir ideias, diga-se de passagem contar histórias é uma forma de transmissão de cultura fenomenal, normalmente os nossos ouvintes se lembram apenas da história que contamos, grandes mestres e oradores sempre usaram este recurso.

Vejamos então algumas dicas para avaliarmos nossa situação diante desta arte.

 

Glutonaria cultural;

 

  1. Você vê todo filme que lhe interessa sem antes considerar se o assunto tratado é apropriado?
  2. Você acha que filmes e programas de televisão são apenas formas de diversão que não apresentam nenhuma mensagem?
  3. Quantas horas você gasta por semana vendo tv e filmes? Compare este tempo com o tempo que você gasta lendo a Bíblia ou outro material de cunho espiritual.
  4. Quantas vezes você viu um filme e mais tarde veio a perceber que ele ofendia suas convicções pessoais ou maneira de ver o mundo?

 

Anorexia cultural;

  1. Você considera todos os filmes de forma generalizada como “mundanos” ou vê qualquer representação do pecado como algo errado, sem se preocupar com o contexto?
  2. Você é incapaz de apreciar algo bom em um filme por causa das coisas ruins que vê nele?
  3. Você considera arte e diversão uma perda de tempo e por isso passa todo o tempo livre envolvido em atividades “espirituais”?
  4. Quantas vezes você incapaz de interagir com as pessoas à sua volta por não compreender a experiência cultural delas?

 

VENDO FILMES DE OLHOS BEM ABERTOS.

  1. A arte: O que você gostou e não gostou da arte e na produção deste filme? Qual a sua opinião sobre o roteiro, a direção, a fotografia e a interpretação dos atores?
  2. A história: Que história é essa? Qual o problema do personagem e como ocorre a redenção do herói? (discuta os problemas, dando exemplos vistos no filme.) Qual a principal fraqueza do herói? Que escolhas o herói fez para vencer essa fraqueza? Qual tema (ou temas) é explorado pelo filme?
  3. A visão do mundo: Que visões de mundo são exploradas no filme e de que maneira são honradas ou desonradas? O que você pensa sobre o que esses produtores estão dizendo a respeito da condição humana e a maneira como deveríamos ou não viver?

REDENÇÂO:  Elementos da história

 

Se observarmos bem, toda boa história tem em sí  os elementos a seguir, na verdade todas elas se espelham na Grande História da humanidade, é o ser humano se identificando com sua própria história. As histórias que mais nos emocionam são as de redenção, o roteiro é algo assim; era uma vez um lugar onde tudo ia bem…. surge um vilão e desarruma as coisas, as pessoas se desesperam e ficam mal, nasce um herói, normalmente de onde menos se espera, para ser uma boa trama alguma linda donzela estará em risco e será resgatada pelo herói, há um grande confronto, o herói derrota o inimigo, muitas vezes com o custo de sua própria vida e tudo fica bem daí por diante.

Veja se não é isto um resumo da redenção humana!

Elementos de histórias de redenção;

  • Tema
  • Herói
  • Objetivo
  • Adversário
  • Falha
  • Derrota aparente
  • Confronto final
  • Auto-revelação
  • Resolução

 

Quem sabe da próxima vez que você for assistir a um filme, você observe com atenção estes elementos da história e possa assim ter um papo animado com os amigos levando do filme um pouco mais do que o entretenimento e diversão. Confesso que já fui muito inspirado, desafiado e até mesmo mudado por bons filmes.

Uma resposta

Deixe uma resposta